O descanso do guerreiro

Após diversos mandatos e 18 anos a frente da Associação Comercial e Industrial de Monte Aprazível (Acima), o atual presidente Márcio Duarte Conceição, deixará o cargo no final do mês, sendo que uma nova eleição já foi marcada para o próximo dia 23.
Durante suas várias gestões Márcio tentou promover o melhor para os comerciantes que são associados da instituição, inclusive realizando feirões de saldos e oportunidades e campanhas promocionais que sortearam carros e motos zero quilômetro.
Ele conta que quando assumiu a Acima pela primeira vez em julho de 1995, ela estava descapitalizada e desacreditada em razão de um sorteio de promoção tendencioso. “Quando eu assumi a associação não tinha estrutura física nem administrativa nenhuma – lembra – além de um quadro societário pequeno. Partimos então para melhorar o quadro societário e incentivar o comércio melhorando as promoções e dando credibilidade aos sorteios, todos feitos em locais públicos”.
Já em 1995, a Acima, sob o comando de Márcio, realizou a primeira Semana do Freguês, “uma promoção ousada para a época e no final do ano sorteamos um carro zero quilômetro no Natal”, recorda.
A partir daí, foi uma sucessão de realizações, como um jantar show realizado em março de 1996 com a banda Jovem Capri e o cantor Moacir Franco, que teve, segundo Márcio, a finalidade de fortalecer a instituição e os comerciantes associados. “Em 1996 fizemos também uma promoção bem forte no Dia das Mães e em junho realizamos o primeiro Feirão de Saldos e Oportunidades na quadra coberta, que foi um sucesso. Fizemos também a Semana do Freguês em setembro e na campanha do final do ano sorteamos um carro zero quilômetro, além de vários outros prêmios”, conta.
O ano de 1997 também foi profícuo na opinião de Márcio, que realizou as campanhas promocionais nas datas comemorativas e o segundo Feirão de Saldos e Oportunidades na quadra coberta, além de realizar também a segunda edição do jantar da associação com a banda Três do Rio.
No total, sob o comando de Márcio, a associação comercial sorteou três carros e mais de 20 motos zero quilômetro. Foi também durante seus mandatos como presidente da Acima que foram instituídos os sorteios de vale compras nas campanhas promocionais, a colocação de brinquedos na rua durante a campanha do Dia das Crianças com distribuição de pipoca e balas, a chegada do Papai Noel nas campanhas de final de ano, a colocação de som nas ruas comerciais, além da promoção de uma infinidade de cursos de qualificação em parceria com o Sebrae e balcões de atendimento, cursos na área financeira e tributária, “sempre visando a melhoria do comércio local. Promovemos ainda palestras de motivação profissional visando melhorar a auto estima do comerciante e do comerciário”.
“Uma importante conquista obtida durante nosso mandato – diz – foi a recuperação do terreno da Associação Comercial, cuja sede havia sido desapropriada em razão da construção da rodoviária e a construção de 2006 a 2012 da nova sede com 300 metros quadrados de área construída, com auditório para 80 lugares, salas da presidência e de reuniões, secretaria, sala de serviços de SCPC, banheiros adaptados para deficientes, recepção e estacionamento. Vale lembrar que mobiliamos toda a sede”.
Ele conta que atualmente a Acima conta com um quadro societário significativo, com mais de 100 associados e que foi feita a adequação do estatuto da associação de acordo com Código Civil de 2000, além de ter instituído a diretoria de promoções. “Nesses anos todos demos visibilidade e credibilidade à associação, informatizamos toda a associação, inclusive o serviço de consulta do crédito, que foi dinamizado através de parceria que fizemos com a Associação Comercial de São Paulo (Acesp). Em resumo pegamos uma associação sem caixa e sem patrimônio e entregaremos uma associação com caixa e com um patrimônio avaliado em cerca de R$ 700 mil”, enfatiza.
Ele diz ter ciência de que “ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço aos associados que confiaram no meu trabalho, inclusive tendo integralizado capial por ocasião da construção da nova sede da Acima, e aos membros das diretorias que dividiram comigo esses trabalhos, de forma especial ao Edimar Miguel que sempre me acompanhou e apoiou em todos os meus mandatos. Reconheço também o valoroso trabalho da secretária da associação, Ivana Santana Revejes, pela dedicação e organização do trabalho administrativo”.

JURANDIR LONGO VEM PARA ACIMA COM NOVAS IDEIAS

Jurandir LongoO empresário do setor calçadista e de confecções, Jurandir Longo, deve assumir a presidência da Associação Comercial e Industrial de Monte Aprazível (Acima) em chapa única.
Longo, que possui lojas em 15 cidades, diz que pretende inspirar-se em ações de associações comerciais desses municípios para desenvolver as campanhas locais e implementar mudanças na Acima.
Ele diz que espera contribuir, “juntamente com a diretoria”, com o comércio local. “Nossa idéia é fortalecer as promoções de vendas com o objetivo de aumentar o volume de vendas e atrair novos associados. Nosso desejo é promover uma maior união entre comerciantes e fortalecer e desenvolver o comércio, com promoções de datas comemorativas, como do Dia das Mães, Namorados, Dia dos Pais, das Crianças e Natal”.
Conta ainda que pretende oferecer cursos e palestras voltadas para comerciantes e comerciários, visando o aperfeiçoamento comercial, através de orientações de atendimento e sobretudo, “pretendemos implantar um serviço de recuperação de crédito, atuando na intermediação entre o inadimplente e o credor, realizando cobrança amigável e personalizada”.

Categorias: Cidades,Monte Aprazível