Fieis de Tanabi e Nhandeara passam a pertencer à Diocese de Votuporanga

Antes de assumir oficialmente a Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas foi recebido com festa pelos fieis de Tanabi que passou a ser a primeira cidade da nova Diocese

Uma acolhida calorosa e de muita fé. Foram estas as primeiras sensações do primeiro  de Dom Moacir Aparecido de Freitas, 53 anos, indicado em julho deste ano para ser o primeiro bispo da Diocese de Votuporanga, instalada oficialmente no último sábado. Antes de chegar na nova catedral, o bispo foi acolhido por fieis em Tanabi, na paróquia Nossa Senhora da Conceição e seguiu em carreata até a nova sede regional da igreja católica.

Já em Votuporanga, fieis de toda região aguardavam o novo líder. A igreja de Nossa Senhora Aparecida esteve tomada e alguns presentes tiveram que acompanhar a celebração por meio de telões instalados do lado de fora da igreja. A cerimônia contou ainda com a presença de outros bispos da região, o arcebispo de Ribeirão Preto e do cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que também atuou como bispo de Rio Preto entre os anos de 1997 e 2004.

Nascido na zona rural entre Urupês e Ibirá, Dom Moacir Aparecido de Freitas, demonstrou bom humor e satisfação pela sua nomeação para a nova diocese da Igreja Católica. “Estou muito feliz por este momento, um momento importante para a nossa Igreja, para o povo de Deus, estamos sendo abençoados neste dia de festa e alegria”.

Na sua primeira homilia, o bispo destacou a importância da oração e das ações feitas pela igreja. “Jesus ensinou que devemos rezar sempre e nunca desanimar. É importante também agradecermos a Deus pelos dons que recebemos todos os dias e transformar as palavras em ações para o próximo.”

Durante a cerimônia, Dom Orani destacou a importância da nova diocese.  “Será um trabalho ainda mais próximo das pessoas que aqui vivem. A criação da diocese é um sinal de que a igreja está crescendo, por isso devemos louvar e agradecer a Deus por mais este progresso e pedir bênçãos para o novo bispo, os padres e a toda população da região de Votuporanga.”

Ainda durante a celebração, dom Moacir, falou sobre a sua nova cidade. “É uma cidade bonita, bem cuidada e tem um povo trabalhador e acolhedor, estou feliz em estar aqui”.

Para ele a figura do bispo na comunidade católica deve desenvolver três aspectos: “Anunciar a palavra de Jesus Cristo, santificar o povo de Deus para que a graça se mantenha entre o povo e apascentar os fieis em sua região”. O novo bispo ainda destacou. “Estou com boas expectativas, não vejo grandes diferenças daquilo que já fazia, exceto pelo fato de ter proporções maiores. Sendo padre ou bispo, o importante é cultivar a relação de fidelidade com Cristo.”

Categorias: Cidades,Nhandeara,Sebastianópolis do Sul,Tanabi