Prefeito se reúne com direção do CETAQ na tentativa de reativá-lo

O prefeito de Monte Aprazível, Nelson Montoro, se reuniu esta semana com diretores e responsáveis pelo CETAQ, Centro de Educação Tecnológica em Aquicultura, e da FAMAR, Fundação para Aquicultura de Monte Aprazível e Região, para tratar da situação de reativação do centro tecnológico, utilizado para o desenvolvimento da cultura de criação de peixes. O encontro também contou com a presença do assessor do Deputado Estadual, Vaz de Lima, PSDB, que se dispôs a ser intermediador nas negociações por melhorias na área.

Criado em 2010, o CETAQ, foi desenvolvido para atuar em diversas áreas como a geração de técnicos para o setor de criação de peixes, por meio dos cursos profissionalizantes, e empregos por meio do frigorífico e piscicultura montado no local. Por já ter tido experiências no manejo e formação de profissionais da aquicultura, Monte Aprazível foi escolhida como sede da escola que também está aberta para alunos da região.

Segundo Lívia Gomide, presidente da SAMAR, o local é uma das referências na região e até mesmo no estado, por conta dos recursos disponíveis e no impacto socioeconômico que pode ser desencadeado pelo funcionamento da escola. “É um espaço que trabalha diversos pontos como o conhecimento para jovens e adultos que podem participar dos cursos que são oferecidos aqui, como também na geração de empregos e desenvolvimento da criação de peixes aqui na nossa região.”

Durante a visita Montoro se mostrou empolgado com a possibilidade de geração de empregos e também formação de diversos profissionais com a estrutura existente no local. “Aqui poderia se tornar um verdadeiro pólo da psicultura para os aprazivelenses, sem falar na geração de renda que seria possível.”

Sobre a visita do chefe do executivo no CETAQ, Lívia Gomide também se mostrou animada com as possibilidades de novos rumos para o centro tecnológico. “Renovou a nossa esperança, pois é o primeiro prefeito que vem até a nossa escola, se mostra disponível para nos ajudar, esperamos que nos mais breve possível nós consigamos trabalhar com toda nossa capacidade e trazer beneficio para Monte Aprazível.” Afirma Lívia.

O prefeito de Monte Aprazível também se mostrou solidário aos diretores da entidade e se comprometeu a buscar recursos e tratar da reativação do centro tecnológico e a ativação do frigorífico. “Aproveitamos para trazer o Coca aqui, pois vamos pedir recursos junto ao governo do estado e também ao governo federal, pois é uma pena que este lugar não esteja funcionando.” Explica Montoro.

“Vamos colaborar, vamos ver os meios que poderemos contribuir para o desenvolvimento deste centro tecnológico. Vamos ver junto ao deputado Vaz de Lima e também outros deputados que podem nos ajudar para que este local seja realmente uma referência aqui da região.” Comentou Coca, assessor do Deputado Vaz de Lima.

Na próxima quinta-feira, o prefeito Montoro se reúne novamente com o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, para tratar da liberação de recurso e reativação do CETAQ. “Vamos trazer o Secretário á Monte Aprazível e ao CETAQ, para pedirmos pra ele nos ajudar neste importante pólo que temos em Monte Aprazível e que, se estiver ativo, pode contribuir muito para o desenvolvimento do nosso município e também da nossa região.”

Categorias: Cidades,Educação,Monte Aprazível