Valdir Uchoa será o primeiro presidente do Sindicato de policiais

No dia 28 de abril, agentes civis da Secretaria de Segurança Pública, lotados em 96 cidades se reúnem, em assembleia em Rio Preto para criar o SINDIPOL/Rio Preto, organização sindical que vai congregar 1.400 policiais. Na reunião, também, será eleita a primeira diretoria, em chapa única, encabeçada pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Tanabi pelo PSOL, o investigador Valdir Uchoa.

“Será uma entidade representativa de todas as carreiras da policia civil num total de 14 que atuará de forma unificada. O que temos hoje são entidades de cada carreira e isso  divide e enfraquece a instituição Polícia Civil e a ideia é fortalecer a categoria policial como um todom com uma estrutura sindical, com maior poder de negociação e pressão, ao contrário de entidades classistas sem a força de sindicato e dividida em categorias isoladas”, explicou Valdir, que coordena a comissão de criação da entidade, formada por representante de todas as categorias, como delegados, peritos, médicos legistas, carcereiros, escrivães e outros servidores.

Segundo Valdir, diversas regiões do Estado já possuem sindicatos. A nova entidade pretende organizar os trabalhadores das Seccionais de Polícia de Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Jales, Fernandópolis e Votuporanga, com jurisdição sobre 96 cidades.

A nova entidade terá agenda cheia e motivos de sobra para mobilizar seu filiados, diante dos planos do governo federal em modificar a legislação protetiva dos trabalhadores como as reformas previdenciária, trabalhista e, especificamente, a sindical. No plano estadual, o novo dirigente sindical  aponta várias bandeiras de luta: “Estamos com salários muito defasados, falta concurso publico para repor os policiais aposentados, nomeados em concursos antigos esperando nomeação, falta de estrutura física para o trabalho de policia judiciária e a criação do sindicato foi a forma encontrada para que as reivindicações da Polícia Civil pudessem ser ouvidas pelo governo”, concluiu Valdir.

Categorias: Cidades,Geral,Política