Em plena crise, estudantes da “Agrícola” têm emprego garantido

Formandos dos cursos da ETEC de Monte Aprazível não têm dificuldade de se colocar no mercado de trabalho

A Antiga Escola Agrícola de Monte Aprazível deixou de ser uma unidade de ensino técnico somente “agrícola” já há um bom tempo, diversificando a sua grade para atividades mais urbanas e industriais como técnico em agroindústria e enfermagem. O que continua igual, para todos os cursos é a alta empregabilidade dos formandos. “Nossos alunos não tem dificuldade em arrumar emprego. Enfermagem tem 100% de empregabilidade e os outros cursos caminham para percentual próximo disso”, revela a diretora Valéria Regina Donatoni Anguera.

A diretora aponta o diferencial da ETEC José Nunes Dias em relação a outras unidades escolares profissionalizantes: nem mesmo a crise econômica e o desemprego afetaram a colocação de formandos no mercado de trabalho em relação há anos anteriores.

Até o dia 12, o jovem estudante do primeiro ano do ensino médico tem a oportunidade de se inscrever para as 40 vagas de um dos cursos técnicos da escola, o de Administração, com eixo em gestão e negócios. Estão disponíveis 40 vagas para curso presencial com duração de um ano e meio. Esta será a segunda turma do curso oferecida pela ETEC de Monte Aprazível. O curso é totalmente gratuito e será ministrado no período noturno.

As inscrições podem ser feitas até as 15 horas no dia 12 de maio pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. As inscrições custam R$ 30,00. Podem se inscrever candidatos cursando a 2º ou 3º ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio. O exame será realizado no dia 11 de junho.

Cursos

A ETEC de Monte Aprazível, no entanto, possui outros cursos em andamento, com vestibular no início de cada ano para quem ingressa no ensino médio. Segundo Valéria Anguera, a escola oferece os cursos de ensino médio integrado Agropecuário  (ETIM), Meio Ambiente (ETIM) e técnico em Meio Ambiente, técnico em Agroindústria e técnico em Enfermagem.

Em termos de ensino a ETEC desenvolve os planos de curso, as chamadas propostas curriculares, para as modalidades oferecidas com o objetivo de atender aos perfis profissionais, com enfoque à proposta pedagógica de desenvolver nos alunos as competências, habilidades e atitudes previstas para a área de atuação profissional.

Perfil

Nos últimos 10 anos, os cursos técnicos ganharam importância extraordinária em todo o Brasil, mudando completamente, o perfil do alunado. Em Monte

Aprazível, na década dos anos 80 e 90 do século passado, 100% dos alunos eram forasteiros de origem rural, em virtude do ensino ser eminentemente agrícola, o que gerava preconceito de forma geral e brigas violentas com os jovens locais. Essa realidade mudou completamente, 60% dos estudantes são de Monte e o restante de cidades da região e oriundos das fronteiras agrícolas de Goiás e Mato Grosso.

Hoje, segundo a diretora, os alunos não estão focados apenas no diploma técnico e na carreira imediata. Em muitos casos, a ETEC é um passo para o seguimento na carreira acadêmica universitária, em outros o objetivo é a qualificação profissional em agropecuária, meio ambiente e ainda a qualificação ou requalificação profissional através de cursos técnicos noturnos.

A ETEC Padre Nunes possui cerca de 500 alunos matriculados nos períodos da manhã, tarde e noite e possui estrutura de alojamentos, para alunos internos, e alimentação. Os alunos do ensino médio permanecem na escola no período das 7h às 11h25 e recebem uma merenda seca fornecida pela prefeitura no intervalo das aulas. Os alunos dos cursos do ETIM permanecem na escola das 7h às 15h40 e tem direito a almoço fornecido pela escola e os alunos dos cursos noturnos permanecem na escola das 19h às 22h55.

A escola possui ainda três modalidades em que os alunos internos, que residem nos alojamentos da escola, recebem café da manhã, almoço e jantar e a outra modalidade, que é o aluno semi interno, que fica na escola até as 15h40 e tem direito a almoço.

Em termos de ensino a ETEC desenvolve os planos de curso, as chamadas propostas curriculares, para as modalidades oferecidas com o objetivo de atender aos perfis profissionais, com enfoque à proposta pedagógica de desenvolver nos alunos as competências, habilidades e atitudes previstas para a área de atuação profissional.

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