Saúde realiza testagem rápida para hepatites, sífilis e aids

O teste rápido para identificação de sífilis, Aids e hepatite tem campanha programada para dezembro, mas desde março os postos de saúde municipais estão realizando o exame, que passou a estar disponível todos os meses do ano. O teste é importante porque se tem o resultado em 30 minutos e o tratamento pode ser iniciado imediatamente por se tratar de doenças graves, segundo a enfermeira do Centro de Saúde de Monte Aprazível, Élida Curtulo Fernandes.

O exame é gratuito e sigiloso. De acordo com a enfermeira, é feito a partir de uma amostra de sangue e o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. “A pessoa procura a enfermeira responsável na unidade de saúde nos horários estabelecidos e o exame será realizado. É feita uma entrevista, chamada de pré-teste, o paciente é encaminhado para o exame, aguarda cerca de 30 minutos e recebe o resultado”, explica. Em Monte Aprazível a testagem rápida pode ser realizada no Centro de Saúde e nas unidades de saúde da família.

Segundo a enfermeira, desde o início da testagem rápida observou-se que o número de casos de HIV tem sido pequeno no município, os casos de hepatite B e C “se encontra silencioso, mantendo o número de casos estacionado”, mas os casos de sífilis são crescentes. “Por isso, a importância do exame, para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes e se inicie tão logo o tratamento”, enfatiza.

Das doenças mencionadas, Élida alerta para a hepatite, já que é uma doença que não manifesta sintomas e quando é descoberta pode ter provocado danos irreversíveis ao fígado, como a cirrose e câncer. A hepatite, segundo a enfermeira, é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento normal. “Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos”.

As hepatites, ainda segundo a enfermeira, pode ser diferentes na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde. “Na maioria das vezes não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas.”

A enfermeira destaca a importância da vacinação contra a hepatite, disponível na rede pública de saúde gratuitamente. “Em Monte Aprazível a vacina contra a hepatite pode ser tomada no Centro de Saúde e na Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida”.

Categorias: Saúde