Saúde pretende vacinar 5 mil cães e gatos em Monte Aprazível no sábado

Neste ano, a meta é imunizar quase 5000 mil animais; serão colocados cinco postos de vacinação na cidade

A atenção neste sábado, dia 18, deve ser voltada para os animais de estimação, principalmente cães e gatos. A Prefeitura de Monte Aprazível realiza a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Neste ano, a meta é imunizar quase 5000 mil bichos. A enfermeira Silvia Paschoalli, responsável pela campanha, informou que serão disponibilizados 05 postos distribuídos em toda cidade, na Praça São João, Em frente a Creche do bairro Cristo Rei, Quadra da escola José Agreli, Praça da vila Araujo e na escola Maria Neves, Vila Aparecida, das oito às 17 horas.

 A vacinação acontecerá também nos distritos. Engenheiro Balduino no período da manhã, Junqueira das 08 às 10 horas e Itaiuba  das 10 as 12 horas.

No período da tarde será a vez da zona rural; bairro do Carvoeiro e sítios proximos, estrada da Usina, córrego da àgua limpa, fazenda inhumas, cultivado e Grupo verde.

“Ao todo contaremos com 45 servidores que estarão envolvidos na campanha, a meta este ano é vacinar 4000 cachorros  e 750 gatos, uma estimativa da Secretaria de Saúde” disse Silvia.

Sobre a Doença 

A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida ao homem, por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Sobre a campanha

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

As doses são gratuitas e protege os animais contra a doença, que é fatal.

Da assessoria / Edvandro Ferreira / Edgar Vicente

Categorias: Monte Aprazível