Walter Spolon: Fim do passeio

À esquerda de quem desce pela Brasil, após o cruzamento com a Amador de Paula Bueno, tivemos durante um longo tempo, o armazém do meu avô, Albino Priuli.  Posteriormente, foi transferido para o filho Nelson Priolli, que ali permaneceu por mais um longo período. Depois tivemos a Casa dos Parafusos. Hoje, temos a loja de confecções infantis Mimo’s. Ao lado, tivemos a residência da Da. Benedita, mãe da Da. Anésia, Anália e Nininho, por um longo tempo. 

Depois, residência do Dr. Carlos Pinatti. Nesse mesmo local, tivemos várias atividades nos salões da frente. Foi a sapataria do Cido; Relojoaria do Colacino; Alfaiataria do Argemiro, Engraxataria dos Irmãos Colletti: Cláudio, Nelson e Allis; Quitanda; Barbearia do Zu e Valter Barbeiro;Loja do Zezélio Junqueira. Hoje, no salão da frente, temos a Loja de Aviamentos, da Kalu.

Logo abaixo, temos hoje o Líder Hotel, do Luiz Martin e, na frente, as lojas Dona Moça, Point Cell e Sra. Coxinha.

Inicialmente, neste local, tivemos o Hotel do Ripamonte. Depois, por longos anos, o Hotel Casagrande e, na sequência, da Da. Maria e Rodolfo Durante, pais do Toni e Zezinho. Ao lado, durante muitos anos, tivemos o Salão de Beleza da Nair Coelho, mas, bem antes, uma engraxataria, depois Escola de Datilografia, da Zezé. Depois,a Sapataria Santa Cecília e o Estúdio do fotógrafo João Dias. Hoje temos a loja de calçados, da Karina Maia e a Boutique Camarim. Paralelo, tivemos a entrada do estacionamento de hotel e a residência do Sr. Durante.

Na frente, a Loja da Dona Maria Durante, Leiteria do Felício, borracharia do Brasinha Baiano. Depois tivemos a Loja do Marlon, Papelaria Madri e, ao lado, a Loja da Hering.

Na casa da esquina, tivemos a residência do Sr. João Gagliardi, depois do filho Jesus Gagliardi. Hoje temos um prédio de lojas, pertencente ao Bolachinha: Mary Space Fashion, Única, Mundo Fashion e, na esquina, a Boutique Vintage. Na parte superior dessas lojas, temos a residência do Bolachinha

No outro lado da rua, durante muito tempo, a Farmácia Faria, do Sr. Albino de Faria. Ele, em 1934, foi o sétimo Prefeito de nossa cidade, nomeado.

Nesse local, posteriormente tivemos a agência de revistas do João Barbosa. Hoje, temos a Farmácia Nova, do Luiz Henrique.

Ao lado, tivemos a residência do Orlando Galoro. Hoje, do filho Tuta. Nos salões da frente, tivemos o escritório da EFA (Estrada de Ferro Araraquarense), Alfaiataria do Sr. Gustavo Suriano que, depois, passou para a frente da Casa Mardegan. Nesse local, durante algum tempo, o Tuta abriu a Casa de Frangos, com bastante sucesso. Aí, temos, também, a Ótica Essencial e a Boutique Alecrim Dourado.

Descendo, tivemos o açougue do Budum, depois a Farmácia do José Purini. Após, a Farmácia do Kemer e Jorgito.A casa, até hoje, é do casal Eunice-Jorgito. No salão da frente, tivemos, também, a loja de venda de carros usados, da Dirce Maset e Sinval Célico Jr.. Depois tivemos a loja do professor Dantas e, em seguida a Lanchonete Sinal Verde, do Celso Trevisan e a esposa Rosane. Seguindo, a loja Grazi Tecidos, que, atualmente se encontra na esquina com a Amador de Paula Bueno. Hoje, temos a Boutique Dani Modas.

Paralelo, tivemos a residência e Armazém do Domingos Spolon, depois, do filho, João Spolon. Ali tivemos, por algum tempo, a Caixa Econômica Estadual, Escritório da Zalda e do Quitinho, Bar e Restaurante do Riskalla e hoje temos as lojas Nutryway, a Boutique Área Feminina e, ao lado, a Chocolândia. Em seguida, durante muitos anos, tivemos o Bar e Restaurante São Pedro, o Bar do Spolon, até, aproximadamente, 1953. Depois, Bar dos irmãos Abílio e Dionísio Priuli. Logo depois, apenas Bar do Abílio, que deixou saudades dos bate-papos, do bauru, do sorvete de Veneza e tantas outras coisas. Hoje, ali, temos a nova Loja Longo, inaugurada recentemente. Completando a quadra, ao lado tínhamos o Campo de Bocha do João Troleis, o “Porka Mazzurca”. Aí, tivemos alguns anos depois, a residência e a Loja do Coringa. Nesse local, hoje, temos a Boutique Point Modas. Na esquina, a residência da família Troleis, durante muitos e muitos anos. Nos salões da frente, tivemos a Tinturaria do Zé Fernetti, a Barbearia do Celestino e o Consultório e residência do Jaime Dentista.

Na quadra seguinte, tivemos a Oficina do Nagata, o Açougue do Jair Berardo, a residência da família Paiva, a Loja de Colchões da Da. Dina. Não podemos esquecer da Farmácia do Tabaco e, também, a Farmácia do Edival. No outro lado da rua, o Posto de Gasolina do Jessé Carvalho e Irmão, depois, durante muitos anos, do Alfredo Sanitá e agora do Danelucci. A seguir a residência do Manoel Benitez…, Farmácia do Caio…

Categorias: Artigos