Sindicato Rural de Monte viabiliza Feira de produtor autêntica

O Sindicato Rural Patronal de Monte Aprazível realizou na última quarta-feira uma reunião para apresentação da Feira do Produtor Rural, programa do Senar que tem por objetivo capacitar os agricultores a comercializarem seus produtos diretamente ao consumidor. O programa desenvolvido em parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural leva nova perspectiva de vida a pequenos produtores rurais que trabalham com pequena escala de produção.

Diogo Martins Arruda, presidente do Sindicato Rural, diz que o principal objetivo do programa é o fortalecimento dos pequenos produtores por meio da valorização do trabalho. “Nele, os produtores aprendem a comercializar seus produtos sem intermediários e a agregar valor aos produtos. Nos diversos módulos de um curso preparatório que é realizado, o produtor recebe instruções de como colocar preço nos produtos, como atrair e atender bem aos clientes, a montar seus próprio estande e como colocar a mercadoria de forma correta para apreciação dos compradores”.

“Este não é um programa que simplesmente oferece uma nova opção de comercialização. A feira do produtor rural é uma chance de mudança de vida, pois em seus módulos, os pequenos produtores rurais, principalmente os que não produzem em grande escala, mudam suas mentalidades”, completa.

Ele diz que a feira do produtor rural traz uma proposta inovadora, criando um ambiente agradável e organizado, com identidade visual e padronização dos estandes sustentáveis feitos em bambu.

Diogo explica que para participar da feira os produtores terão que passar por uma capacitação gratuita de 272 horas oferecida pelo Senar, durante a qual aprenderão conceitos de formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção de estandes de bambu, planejamento de sua produção, preparação adequada dos produtos a serem levados à feira, métodos de comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos e controle de gestão do negócio. Após essa capacitação, os produtores rurais, de acordo com Diogo, estarão aptos a inaugurar a feira e a equipe do Senar/SP acompanhará durante quatro semanas esses agricultores para orientá-los e auxiliá-los no desenvolvimento e consolidação dessa feira no município.

Diogo diz que o programa é uma conquista para o município, pois contempla poucos municípios, já que se trata de um programa caro, orçado em torno de R$ 90 mil a R$ 100 mil porque o Senar subsidiará a feira gratuitamente, distribuindo aos produtores rurais participantes um kit completo do estande e uniformes.

Cabe à prefeitura dar suporte ao programa, com a disposição de um local para a realização da feira, emissão de alvará de funcionamento e se for o caso a iluminação.

Na próxima quarta-feira será realizada nova reunião, desta vez com os produtores rurais que já participam de uma feira realizada no município a fim de lhes apresentar o programa e verificar quem deseja participar.a

Categorias: Monte Aprazível