Sem Juninão, moradores resgatam as festas de bairros

A não realização do Juninão, o maior evento popular de Monte Aprazível, neste ano fez com que muitas pessoas organizassem festas juninas em seus bairros. Foi assim no Jardim Primavera e São José, no Clube da Terceira Idade e no Jardim Renascer.

No Jardim Primavera a festa junina da comunidade da capela de São José foi realizada na última quinta-feira e  contou com terço rezado na capela, seguido de festa junina no salão social da comunidade, onde foi apresentada quadrilha por crianças da catequese.

A festa foi realizada graças à colaboração de fiéis, de devotos dos santos juninos e da capela de São José. Marco Antônio Batista dos Santos, secretário paroquial e um dos organizadores da festa, calcula que tenham comparecido em torno de 400 a 500 pessoas. Foram distribuídos gratuitamente quentão, chá de chocolate, leite com chocolate, pipoca, variedade de bolos, paçoca e biscoito, enfim, comidas típicas juninas.

O objetivo da festa, segundo Marco Antônio, “é que a comunidade não se reúna apenas para comer, mas também pela devoção aos santos juninos. Queremos manter viva a tradição das celebrações juninas, que é muito bonita e que foi vislumbrada pelo padre Carlos Eduardo, desde que assumiu a paróquia e os fiéis tem correspondido de acordo”, diz.

A Associação da Melhor Idade de Monte Aprazível também realizou sua festa junina. Segundo Maria Aparecida Canesin, voluntária e uma das organizadoras, estiveram presentes cerca de 350 pessoas. Na Associação da Melhor Idade, a festa também contou com terço cantado e quadrilha, seguida de forró e distribuição de comidas típicas, compradas com contribuição do pessoal que frequenta o clube e com recursos próprios do clube.

O Jardim Renascer prepara sua festa junina para o mês que vem. Segundo as organizadoras Fernanda de Cássia Guimarães e Naiara Daniela, a festa deve acontecer no dia 13 de julho a partir das 20 horas na pracinha do Jardim Renascer. “Íamos fazer esse mês, mas como estamos passando de casa em casa pedindo doações, ia ficar muito em cima, então agendamos para o dia 13 de julho”, contam.

Fernanda diz que a festa junina do Renascer também distribuirá gratuitamente quentão, chá de quentão, leite com chocolate, diversidade de bolos, pipoca, paçoca, biscoitos e algodão doce.

O objetivo da festa do Renascer, segundo as organizadoras, é manter a comunidade unidade em torno de algo agradável. “As pessoas tem preconceito em relação ao bairro, mas tem muita coisa boa aqui. Queremos demonstrar isso e nos manter unidos através de uma festa bonita e bem organizada. Também gostamos de manter a tradição de rezar o terço e colocar o mastro com a imagem dos 3 santos juninos”, finaliza.

Categorias: Monte Aprazível