Saúde de Nipoã busca eficiência funcional

Ao assumir o cargo de assessora municipal de saúde de Nipoã, a enfermeira Natalia Garcia, do quadro de funcionários da prefeitura, buscou introduzir no pronto Socorro Municipal formas de relacionamento humanizado com os pacientes, a partir da melhoria das relações profissionais entre os próprios funcionários. A ideia, segundo ela, é conscientizar o quadro funcional, incluindo atendentes, funcionários administrativos, motoristas, enfermeiros e médicos de que todos estão ali para atender os pacientes e que o ambiente é de total dedicação ao trabalho.

“Com a ideia de que existe uma hierarquia de funções, mas que o trabalho de cada um é fundamental para o ambiente de trabalho e ao atendimento dos pacientes que nos procuram e de valorizar o trabalho de todos, já deu para notar mais dedicação e mais emprenho ao trabalho. O esforço é no sentido de que cada um dê o seu máximo e ao mesmo tempo que esse esforço seja valorizado, com um relacionamento de entendimento, harmonia e cooperação”, enfatizou a enfermeira. Segundo ela, melhoraram as relações pessoais entre os funcionários que refletem diretamente no trato com os pacientes.

Saúde bucal   

Segundo Natalia, o município vem fazendo um trabalho extraordinário com a saúde bucal, através de próteses dentárias. Nipoã não está incluída no programa estadual, como ocorre com União Paulista. “União está no programa e a sua demanda é menor que a oferta de prótese. Então, fizemos um acordo oficial com da Diretoria Regional de Saúde para ficar com o excedente deles”, explicou Natália.

Ela conta que os resultados têm sido espetaculares e que todos os pacientes que necessitam serão atendidos. Ela conta que sempre têm pacientes sendo atendidos. “O atendimento é feito em etapas, começando com a avaliação, tratamento, confecção da prótese e colocação e assim todos serão atendidos, pois quando um recebe sua prótese, entra outro para avaliação.”

Natália salienta que o trabalho desenvolvido não tem apenas resultados estéticos. Os ganhos, segundo ela, são de saúde, do ponto de visto físico e psicológico, com cidadãos se alimentando melhor e com muito mais autoestima.

Categorias: Nipoã