Telefone fixo, tecnologia que vai desaparecer em 2021

O telefone fixo, que já chegou a ser item obrigatório na declaração do Imposto de Renda e símbolo de status social, está com os dias contados nas casas dos brasileiros. Fontes ligadas às operadoras de telefonia estimam que em 2021 o aparelho já tenha praticamente desaparecido dos lares. A estimativa é feita com base na tendência de queda no número de linhas residenciais em uso no país, que tem dado lugar definitivo aos celulares.

Mas o aparelho ainda está instalado em algumas residências como na moradia de Anadir Carnevalli e Antônio Donizeti Zioli que mantém a linha por causa de contato com seus familiares.

Anadir Carnevalli diz que possui a linha fixa há mais de 40 anos e apesar de possuir celular ainda mantém o telefone fixo por causa de uma irmã que mora em fazenda no Mato Grosso. “Tenho uma irmã que mora numa fazenda no Mato Grosso onde só pega telefone fixo então eu me comunico com ela através do meu fixo também. Fiz um plano que posso ligar para qualquer fixo que não pago os minutos, apenas o pacote”.

Indagada se pensa em desligar o fixo, Anadir diz que “enquanto der eu vou aguentando. Não tem como desligar agora por causa da minha irmã”.

Antônio Donizeti Zioli também mantém o telefone fixo para falar com familiares. “Eu uso o fixo por causa da minha mãe e da minha sogra, que também o usam. Pago uma tarifa que falo de fixo para fixo sem pagar os minutos e no plano está embutida também a internet”.

Donizeti, que possui aparelho celular, também não pensa em desligar o fixo por enquanto. “Vamos ver como ficará o fixo no futuro, mas por enquanto não tenho plano de desligá-lo”.

Ivana Gomes Teixeira Paulinich também mantém o telefone fixo, mas o motivo é a internet. “Minha internet é da mesma operadora que o telefone fixo. Para desligar o fixo terei que contratar outra internet e toda vez que tenho desligar a linha fixa a operadora me oferece vantagens para não desligar. Então é o que tem me segura com a linha. Também  tenho o fixo porque em alguns cadastros são solicitados o número de um telefone fixo, como não gosto de dar o número do trabalho, dou o de casa”, encerra.

Categorias: Geral