Monte Aprazível faz estudos sobre saneamento ambiental

Foi realizada na última semana, em cerimônia em São José do Rio Preto, a entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico para municípios do Noroeste Paulista e que integram a Bacia do Rio Tietê. Durante a cerimônia, os assessores de Meio Ambiente, Paulo Trombim, e da Agricultura, Marlon Baldin, de Monte Aprazível, receberam o relatório final com o projeto elaborado para o município.

Nos últimos meses, um trabalho em conjunto entre as assessorias e outros setores da Prefeitura de Monte Aprazível, levantou pontos que podem ser ampliados e melhorados no município, pensando num crescimento da área urbana e zona rural.

Segundo o Assessor de Meio Ambiente do município, com mais este estudo, o município poderá direcionar, de forma mais eficaz, os trabalhos de saneamento. “Com o estudo que fizemos, juntamente com a empresa que o governo do estado licitou para este relatório, nós vamos conseguir elaborar de forma mais prática um plano de trabalho e assim ampliar a rede de saneamento gerando maior qualidade de vida para população de Monte Aprazível”, comentou Paulo Trombim.

O Assessor de Agricultura de Monte Aprazível, também ressaltou a importância do Plano de Saneamento Municipal, como forma de garantir uma qualidade de vida para as futuras gerações. “O planejamento é fundamental para que a gente consiga garantir os recursos hídricos da nossa região para as futuras gerações fazendo com que elas, e nem a nossa, sofra com a escassez de água”, afirma Marlon Baldin.

Ao receber o relatório, o Prefeito de Monte Aprazível, Marcio Miguel, lembrou que por meio do Plano, o município pode se preparar para as obras que devem ser realizadas, pensando na expansão do município. “Este estudo já antecipa parte do que deve ser feito numa expansão do município e também o que podemos fazer agora para melhorar a nossa rede de saneamento. Parte do que está no relatório, a nossa administração já vinha estudando algum tempo e antecipamos este estudo. Vamos em busca de recursos para executar estas obras e melhorar a qualidade de vida da nossa população.”

Visita técnica ao aterro

Ainda na última semana, o Assessor de Meio Ambiente, juntamente com o assessor de Agricultura, estiveram no aterro da empresa Constroeste, responsável pela coleta e destinação do lixo em Monte Aprazível. A visita para acompanhamento de sistema de pesagem e destinação do lixo foi no município de Onda Verde, onde está instalado o aterro da empresa.

“Sempre estamos acompanhando a pesagem do lixo, a forma de destinação, mas nesta sexta-feira fizemos uma visita mais ampla, conhecemos um pouco mais dos detalhes de todos os processos que são feitos aqui pela empresa”, comentou Paulo Trombim.

Ainda de acordo com o Assessor de Meio Ambiente, também foi possível acompanhar a estrutura que é montada para receber o lixo do município sem prejudicar o meio ambiente. “Podemos verificar que todos os laudos estão disponíveis, o nosso trabalho na prefeitura é voltado também para este detalhe de destinação correta do lixo sem colocar em risco o meio ambiente.”

“Estamos trabalhando e fiscalizando o trabalho das empresas terceirizadas pela administração e assim temos a responsabilidade de saber que o trabalho está sendo feito de forma correta”, explicou o Prefeito de Monte Aprazível Marcio Miguel.

Categorias: Monte Aprazível