Estudantes comemoram o Dia da Pessoa com Deficiência

Comemora-se de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e para marcar a data alunos da Apae realizaram apresentações na faculdade Dom Bosco em Monte Aprazível.

Vera Nilce Regiani Pereira, diretora da Apae de Monte Aprazível, diz que todo ano realiza algum evento para comemorar a data, mas que esse ano optou por mostrar as atividades culturais e esportivas desenvolvidas pelos alunos da instituição.

“No dia 26 apresentamos o tênis de mesa, modalidade na qual nossos alunos são campeões estaduais na categoria masculino e feminino e a banda Doutor Borracha, que é totalmente sustentável. No dia 27 demos continuidade ao tênis de mesa, sendo que houve interação entre alunos da Apae e da faculdade que jogaram juntos e apresentamos parte do coral feminino da Apae e no dia 28 finalizamos com uma palestra de educação e saúde sobre “Doenças Raras, Suporte para Diagnóstico”, voltada aos alunos do curso de Pedagogia, uma vez que serão eles que terão contato com as crianças no futuro”, diz Vera.

Ela diz que preferiu essa interação e mostra rápida para desenvolver a sensibilidade para políticas públicas nos alunos da faculdade, “local onde estão os jovens que serão os empreendedores, os responsáveis pela educação no futuro”.

Vera diz que apesar das conquistas já alcançadas, a condição de protagonistas dos alunos precisa ser aprimorada, implementada e acontecer por inteiro. “As Apaes, com mais de 60 anos de experiência, vem atuando como instituições de atendimento, defesa e garantia de direito das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mas vem também articulando junto ao Poder Público e à sociedade, especialmente para integrarem as ações voltadas à efetivação do protagonismo dessas pessoas”, conclui.

Categorias: Monte Aprazível