Semana Acadêmica de História debate diversidade étnica e cultural

De 21 a 25, no Centro Cultural de Monte Aprazível, acontece o ciclo de palestras e apresentação de teatro, música e dança

 

Será realizada de 21 a 25 de outubro no Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo, em Monte Aprazível a XIII Semana Acadêmica de História da Faculdade de Educação, Ciências e Artes (Faeca) Dom Bosco que abordará o tema Diversidade Histórico-Cultural. O evento contará com apresentações de manifestações culturais contemporâneas, dança, música, teatro, palestras e debates. Todas as atividades estarão abertas a toda comunidade acadêmica e público em geral.

De acordo com o professor Elieser Justino de Oliveira, coordenador do curso de História, a XIII Semana será pautada por desafios, avanços e contribuições históricas na educação, cultura e política e terá como temática central Diversidade Histórica-Cultural.

As atividades culturais, intervenções, palestras e encerramento serão abertas e para certificação de presença, os interessados devem realizar as inscrições antecipadas na secretaria da faculdade ou no primeiro dia do evento no Centro Cultural, com obrigatoriedade de presença e participação em toda a programação do evento.

Entre os assuntos debatidos terão, segundo Elieser, apresentações de manifestações culturais contemporâneas com grupos de teatro, dança e música das oficinas do Centro Cultural e dos alunos do curso de História em parceria com a prefeitura e a Faeca.

Elieser diz que a Semana Acadêmica tem por objetivo contemplar a formação acadêmica dos estudantes, possibilitando o contato entre os alunos, professores, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral, promovendo a integração entre universidades, instituições de ensino e empresas públicas ou privadas.

Ele acredita que a semana atraia também o interesse do público externo. “Acreditamos ser uma experiência prazerosa e agradável por estar inseridas apresentações artístico-culturais durante o evento como atrações musicais, mini-apresentações teatrais, dança que envolve os próprios alunos e consequentemente, esse formato será seguido de uma palestra que contempla temas ligados a novidades, decisões polêmicas e outros conteúdos atuais envolvidos que promovem o crescimento pessoal e acadêmico da comunidade.

A programação será realizada todos os dias das 19h30 às 21h30. Na segunda-feira, haverá apresentação da oficina de orquestra, seguida pela apresentação de um coral formado por acadêmicos do curso de História e encenação de Memórias do Holocausto, com participação de estudantes da rede pública.

Na terça-feira haverá encenação teatral de clássicos nacionais e universais, na quarta, apresentação de danças urbanas e outros gêneros e palestra do professor Danilo Ferrari sobre o ensino de História.

Na quinta-feira haverá apresentação dos alunos da oficina de capoeira seguido da palestra de Élcio Cassola Padovez, sobre o Marechal Rondon e a diversidade étnica que construiu. O encerramento será no bar Pata de Vaca, com apresentação do DJ Thales promovendo uma viagem musical nas múltiplas linguagens da diversidade cultural histórica, seguido de coquetel dançante.

Categorias: Cultura