Monte conscientiza pelo fim à violência contra as mulheres

A Prefeitura de Monte Aprazível, por meio do Cras e Creas, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Monte Aprazível, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 25, o Terceiro Movimento Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O movimento integra as ações da campanha 16 dias de ativismo, evento mundial que vis o combate à violência e abusos sofridos por mulheres e minorias.
Em Monte Aprazível, diversos materiais explicativos com os números de casos de violência e as formas de denunciar os casos começarão a ser enviados, por meio das redes sociais, para a população a fim de conscientizar sobre o tema. O início do caminho para o fim da violência é a identificação e a denúncia dos casos, para os órgãos responsáveis.
Segundo dados do Creas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, somente este ano, seis casos de violência foram encaminhados ao departamento. Luciana Trídico, responsável pelo Departamento de Assistência Social de Monte Aprazível, comenta que para a solução dos casos é preciso que eles sejam encaminhados as autoridades e denunciados.
“Estamos tratando de seis casos este ano, mas pode ser que o número de casos de violência no município seja maior, pois nem sempre os casos são identificados e denunciados. A campanha é justamente no intuito de incentivar e conscientizar a população aos casos”, afirma Luciana.
Segundo a responsável pelo Departamento de Assistência Social de Monte Aprazível, o engajamento da população no movimento é fundamental para o combate. “Nestes casos não é somente a vítima da violência ou do abuso que deve fazer a denúncia do agressor. Qualquer pessoa que presenciar ou tomar conhecimento tem o dever como cidadão de comunicar as autoridades sobre o que está acontecendo, somente desta forma é que será possível acabar com os casos de violência.”
Além da campanha de conscientização o município irá realizar no dia primeiro de dezembro, o Terceiro Movimento pelo fim da violência contra a mulher, nas margens da Represa Lavínio Luchesi. O evento terá corrida de rua e passeio ciclístico, além de outras atividades interativas e de conscientização para população.
Serviço
Os casos de violência podem ser denunciados por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e feita de forma anônima. O serviço está disponível 24h por dia
Em Monte Aprazível é realizado o projeto de encontro com vítimas e também de agressores. No projeto são desenvolvidas rodas de conversa, acompanhamento psicológico e de assistência social para o atendimento das vítimas.
Para participar, basta entrar em contato com o Cras, na Rua da Saudade, 964. Mais informações pelo telefone, 3275 3137, o atendimento é inteiramente gratuito.

Categorias: Monte Aprazível