Fundo Social mobiliza mulheres pela Corrida Contra a Violência e Abuso, dia 1 na represa

Evento faz parte da campanha internacional 16 Dias de Ativismo ao combate da violência e abusos de minorias

 

A prefeitura, por meio do CRAS e CREAS e em parceria com o Fundo Social está realizando desde segunda-feira passada um Movimento Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O Movimento, segundo Luciana Trídico, gestora da Assistência Social do município, integra as ações da campanha 16 dias de ativismo, evento mundial que visa ao combate à violência e abusos sofridos por mulheres e minorias.
Será realizado amanhã uma corrida de rua que foi eleita, segundo Luciana, como marco da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A campanha, que é apoiada inclusive pela ONU (Organizações das Nações Unidas) será encerrada no próximo dia 10.
A corrida de rua será realizada amanhã, com largada a partir das 8 horas em frente ao Clube da Justiça. “Nesse dia, especialmente, o que se pretende é chamar a comunidade para o tema através de uma ação, além disso, o esporte ajuda a resgatar a autoestima das vítimas”, diz Luciana.
O município oferece, de acordo com ela, atendimentos particularizados através do CREAS às vítimas e suas famílias e numa parceria CRAS e CREAS oferece um grupo de apoio para vítimas e outro grupo para agressores. Cada encontro acontece quinzenalmente. Luciana conta que essas pessoas vem encaminhadas pelo Poder Judiciário ou por demanda espontânea.
Apesar de Monte Aprazível não ter registros de feminicídio, a violência pode se dar de outras maneiras. Além da violência física, ela pode ser psicológica, sexual, patrimonial e moral. Luciana conta que estão tratando de seis casos de violência contra a mulher na cidade, “mas pode ser que o número de casos no município seja maior, pois nem sempre os casos são identificados e denunciados. A campanha é justamente no intuito de incentivar e conscientizar a população para esses casos e para a necessidade de denunciá-los. Não é somente a vítima de violência ou abuso que deve fazer a denúncia. Qualquer pessoa que presenciar ou tomar conhecimento tem o dever como cidadão de comunicar às autoridades sobre o que está acontecendo, pois somente dessa forma é que será possível acabar com os casos de violência”, conclui.

Categorias: Monte Aprazível