Nutricionista dá dicas de dieta para esses tempos de rotina leve e geladeira próxima

Orientações servem para evitar ganho de peso e aumentar capacidade imunológica do organismo

 

A pandemia de coronavírus modificou a rotina de milhares de pessoas, que ficam em casa o dia todo, mudam os hábitos alimentares para pior, com rotina mais leve e a geladeira muito próxima. Mas, não deve ser assim, segundo a nutricionista, Marcela Guimarães Larrubia Cury, para quem o momento é próprio para adaptar o paladar para alimentos com maior teor nutricional e que contribuam para deixar o organismo mais saudável.

Marcela diz que neste momento, além de permanecer em casa, as pessoas precisam se cuidar e fortalecer sua imunidade. Para tanto ela dá algumas dicas de como cuidar da alimentação durante a quarentena e não ganhar os indesejáveis quilinhos a mais.

O planejamento das compras, segundo ele, é recomendado para respeitar o isolamento e evite comprar em excesso ou de menos, aproveitando sempre o que tem disponível na geladeira, incluindo partes dos alimentos como cascas e talos, com receitas disponíveis na internet. Marcela recomenda ainda a higienização dos alimentos e de embaláveis não permeáveis.

“Devemos buscar sempre a variedade com equilíbrio e moderação. Dê preferência a preparações culinárias à base de frutas, verduras, legumes e hortaliças frescas, grãos, cereais, carnes, peixes, ovos, conservas, entre outros e evite alimentos ultra processados, que são ricos em gorduras, açúcar e sal. Salgadinhos, refrigerantes e biscoitos são alguns exemplos, cujo consumo excessivo é prejudicial à saúde”.

A nutricionista elenca alguns alimentos que são mais saudáveis e funcionais no sentido de elevar a imunidade e controlar doenças crônicas, cintando o alho, cenoura, iogurte do tipo kefir, frutas cítricas, raízes como a cúrcuma e gengibre, peixes, especialmente os com alta concentração de ômega 3, substância que não pode ser produzida pelo corpo humano, devem ser ingeridas, segundo Marcela, por meio da alimentação, pois “tem grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico”.

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre também são recomendados pela nutricionista, pois “possuem componentes que auxiliam na prevenção de doenças”

Os cogumelos também tem, segundo Marcela, o seu valor nutricional. “Alguns contém alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Ela inclui ainda no rol dos saudáveis e funcionais as castanhas e sementes variadas, os grãos integrais e leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico.

A nutricionista comenta que é importante dar preferência aos alimentos da safra, que podem ser mais frescos, saborosos e econômicos já que, por terem sido produzidos em sua época ideal, oferecem melhor qualidade nutricional e menos agrotóxicos. “Até o sabor pode ser mais acentuado e intenso. Sempre que possível deve-se consumi-los crus e assim preservar substâncias importantes”.

Marcela enfatiza a importância do peixe e dos frutos do mar na dieta saudável. Os peixes e frutos do mar, segundo ela, fornecem nutrientes e proteínas de boa qualidade, “além de serem ricos em ômega 3, cálcio e zinco, antioxidante que aumenta a proteção do corpo contra o estresse oxidativo, aumentando a imunidade”.

Os peixes, ainda segundo ela, são ricos em gordura ômega 3, considerado um nutriente imunomodulador. “

Marcela diz que o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis, “ele também é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega 3, importantes para o funcionamento do corpo e do cérebro. Vários são os benefícios de consumir peixe: ele reduz o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (ACV), contém nutrientes essenciais na fase de desenvolvimento, pode aumentar a massa cinzenta e proteger a deterioração do cérebro associada à idade e ajuda a prevenir e combater a depressão”.

A nutricionista recomenda o consumo de peixe pelo menos 3 vezes por semana, “para cuidar da saúde e desfrutar de incríveis benefícios. Sendo um alimento versátil, pode ser preparado através de diferentes métodos e combinado com uma variedade de ingredientes que ajudam a completar seus benefícios”.

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